sexta-feira, 26 de junho de 2015

sexta-feira, 19 de junho de 2015

PROBIÓTICOS DE USO INTESTINAL HUMANO




    Inicialmente, os probióticos foram definidos como organismos ou substâncias que contribuem para o equilíbrio microbiano intestinal. A definição mais recente diz que os probióticos são microrganismos vivos que, ingeridos em determinadas quantidades, exercem efeitos benéficos, além dos relacionados aos efeitos nutritivos em geral.

    Independentemente do tipo de definição, podemos considerar os probióticos como microrganismos vivos, capazes de promover o equilíbrio da microbiota intestinal, exercendo efeitos benéficos para a saúde do homem. Os probióticos são comercializados em diferentes formulações, e a mais popular é o leite fermentado.

Fonte: Livro: TRABULSI, L. R.;ALTERTHUM, F. Microbiologia. 5ª. Edição. Editora Atheneu.2008.
Imagem: http://wp.clicrbs.com.br/viverbem/files/2013/10/probioticos2.jpg

terça-feira, 9 de junho de 2015

Vacina


O que é uma vacina?

Definição:

Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzida no corpo do ser humano, a vacina provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância. Desta forma, a vacina prepara o organismo para que, em caso de infecção por aquele agente patogênico, o sistema de defesa possa agir com força e rapidamente. Assim a doença não se desenvolve ou, em alguns casos, se desenvolve de forma branda.

O pioneiro 

O pesquisador francês Louis Pasteur foi o pioneiro nas pesquisas com vacinas. Foi ele que desenvolveu a vacina anti-rábica (contra a raiva, doença transmitida aos homens por animais).

Tipos de vacinas 

Atualmente, existem vacinas para diversas doenças (gripe, malária, poliomielite, febre amarela, rubéola, tétano, etc) e até mesmo contra determinados tipos de alergias. As campanhas de vacinação, coordenadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) têm conseguido controlar e, em alguns casos, até mesmo erradicar doenças.



- Imunização, imunologia e vacinas   Autor: Malagutti, William   Editora: Rubio   Temas: Medicina, Saúde, Imunologia
Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/vacina.htm

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Curiosidade


 Mito: Os antibióticos matam vírus




Este mito aparece em todas as temporada de gripes e resfriados. Os antibióticos, por sua própria definição, matam as bactérias. O resfriado e a gripe comum são causados por vírus e não são afetados pelo uso de antimicrobianos.
Enquanto alguns podem pensar que tomar antibióticos poderia ser útil em algum nível para curar uma doença viral, isso é absolutamente errado e poderia realmente trazer mais problemas. Tomar antibióticos de forma contrária à sua finalidade ou instrução de dosagem pode fazer com que outras bactérias comuns dentro do corpo se tornem resistentes a medicamentos, o que pode ser bastante crítico. 

Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/mitos_cientificos.php