quinta-feira, 9 de julho de 2015

Arqueobactérias




Sulfolobus sp.: exemplo de arqueobactéria
Sulfolobus sp.
Características principais


- São seres procariontes pertencentes ao grupo Archaea.

- Possuem a capacidade de viver em locais onde as condições de vida são extremamente adversas para a grande maioria dos seres vivos. Habitam em locais com grande presença de sal, extremamente ácidos, baixíssima umidade, ausência de oxigênio, temperaturas muito elevadas ou muito baixas.

- Possuem parede celular composta por proteínas, glicoproteínas e polissacarídeos.

- Possuem de 0,1 micrómetros (μm) até 15 micrômentros de diâmetro, portanto, são visíveis apenas com o uso de microscópios potentes.

Tipos de Arqueobactérias

Bactérias metanogênicas:

São arqueobactérias anaeróbias (vivem na ausência de oxigênio) que possuem a capacidade de fabricar gás metano. Vivem geralmente em regiões profundas dos oceanos, em áreas de pântanos e também no sistema digestório dos animais ruminantes (atuam na digestão da celulose).

Bactérias halófilas extremas:

Estas bactérias habitam áreas aquáticas com elevada concentração de sal. Estão presentes no Mar Morto e também em salinas (lagoas formadas pela água do mar para a produção do sal de cozinha).

Bactérias termófilas extremas:

São bactérias que habitam águas com temperaturas muito elevadas (entre 70º e 150ºC) como, por exemplo, fendas vulcânicas. São organismos quimiossintetizantes, pois obtém energia através da oxidação do enxofre. 

http://naturacuriosa.blogspot.com.br/2011_03_01_archive.html

Exemplos de arqueobactérias:

- Nanoarchaeum equitans

- Halobactéria sp.

- Sulfolobus sp.


 Fonte: http://www.todabiologia.com/microbiologia/arqueobacterias.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário