Os fungos quando instalados no corpo humano podem provocar doenças. Grande parte destes fungos buscam locais quentes e úmidos no corpo para se desenvolverem. Os fungos crescem em áreas quentes e úmidas. A suscetibilidade à infecções fúngicas aumenta devido à higiene deficiente, pele exposta à umidade por tempo prolongado e lesões menores na pele ou nas unhas e couro cabeludo.
Principais doenças:
Tinea do corpo (tinea corporis , tinea glabrosa ou micose)- é um distúrbio cutâneo comum, especialmente entre as crianças, porém, pode aparecer em pessoas de qualquer idade. Ela é causada por fungos do grupo do mofo (dermatófitos). Uma micose caracterizada por machas arredondadas com presença de coceira. As infecções por tinea são contagiosas e podem ser transmitidas por meio de contato direto ou de objetos, como por exemplo, pentes, roupas e superfície de chuveiros ou piscinas. Também podem ser transmitidas por meio do contato com animais domésticos portadores do fungo (os gatos são portadores comuns).
Tinea corporis |
Tinea corporis |
Tinea da Cabeça (Tinea capitis) - micose superficial que se desenvolve no couro cabeludo, formando falhas no cabelo. Contagiosa, é muito comum em crianças e causada por fungo do género Trichophyton e Microsporum. Os principais agentes causadores da maior parte dos casos de Tinea capitis eram o Microsporum canis e o Microsporum audouinii. A transmissão faz-se através do contacto com animais infectados, solo e de pessoa para pessoa.
Tinea capitis |
Tinea capitis
Tinea da virilha (Tinea crural ou inguinal) - micose superficial que causa bastante coceira. Atinge pernas e virilhas.
Tinea crural ou inguinal
Pitiríase versicolor - é uma infecção fúngica superficial, caracterizada por mudanças de pigmentação da pele devido à colonização do fungo da flora normal da pele conhecido como Malassezia furfur.
A fase de levedura desse organismo apresenta duas formas morfologicamente distintas, uma ovóide, outra esférica, nas quais o fungo é denominado Pityrosporum ovalee Pityrosporum orbiculare. Atinge principalmente áreas com grande oleosidade. Formam manchas brancas com presença de descamação.
Pitiríase versicolor
Candidíase (monilíase) - é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans e que ataca qualquer parte da pele humana. Ela assume particular importância clínica em infecções da boca (candidíase oral), sendo chamada popularmente de sapinho(nesse caso não trata-se de DST), em torno dos olhos (candidíase ocular) e mucosa vaginal benignas (candidíase vaginal), e em infecções sistêmicas malignas em doentes com SIDA/AIDS. O fungo Cândida é uma levedura que se aproveita da debilidade ou imunodeficiência para se multiplicar e disseminar além dos níveis normais.
Candidíase oral - famoso sapinho
Histoplasmose - é uma micose causada por fungo Histoplasma capsulatum. É considerada classicamente uma micose endêmica, embora o fungo tenha um comportamento oportunístico em pacientes com depressão da imunidade celular. O homem adquire a infecção através da inalação de conídeos presentes na natureza (cavernas com morcegos, galinheiros, etc).
O quadro clínico pode variar, desde infecções assintomáticas até quadros graves disseminados, que acometem pacientes com Aids, transplantados ou com neoplasias hematológicas.
Forma de contato
Onicomicose
Como evitar:
Em geral, para evitar o aparecimento de doenças
causadas por fungos, devemos seguir alguns procedimentos básicos:
- Enxugar bem todas as partes do corpo ao sair do
banho;
- Usar roupas frescas e bem limpas, principalmente
na época de altas temperaturas;
- Não andar descalço em locais úmidos e de grande
circulação de pessoas (vestiários, saunas, etc.);
- Não compartilhar instrumentos de manicure;
- Evitar usar meias de tecidos sintéticos. As de algodão são as mais recomendadas;
- Evitar contato físico com pessoas que estão com
doenças de pele (muitas micoses são contagiosas);
- Em caso de suspeita, procurar rapidamente um
dermatologista ou médico clínico geral. Identificar e tratar com rapidez
doenças deste tipo é fundamental para que ela não aumente e possa se
espalhar pelo corpo.
IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e
trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para
tanto, procure um médico para receber orientações e o devido tratamento.
Fontes:
http://www.todabiologia.com/doencas/doencas_fungos.htm
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0365-05962002000500012&script=sci_arttext
http://www.procuromaissaude.com/2015/01/candida-albicans.html
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0365-05962003000400006&script=sci_arttext
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário